VINICIUS RANIERI VENCE O GP VIRTUAL DA ITÁLIA 2020
Rodrigo Figueira (Ferrari virtual) é pole
“HOJE EU ENCARNEI A FÊNIX”, diz Vinicius Ranieri, após a sua odisseia, onde desce aos ‘infernos’, passa pelo purgatório e sobe aos céus
O QUE É DO HOMEM… O BIXO NÃO COME
Mais uma demonstração de força foi dado pelo líder do campeonato: Vinicius Ranieri. Ao sofrer um revés pouco depois de sair dos boxes, o líder que estava em sétimo, vai para o fim do pelotão 16°. Na corrida, Ranieri assume a frente do pelotão logo na largada, em uma das melhores largadas do ano. A prova se dividiu em duas partes: a primeira parte vai até a bandeira vermelha 11/43, onde na volta 5, após o episódio de Fungaro, Ranieri vai aos boxes e, na volta, sofre uma pancada traseira, causada por Fábio Muniz (Haas virtual), que lhe rendeu o fim do pelotão. Um cenário italiano à lá Inferno de Dante. Na segunda parte da prova 1/33, Ranieri desce aos ‘infernos’, larga em décimo sexto em um novo grid pós bandeira vermelha, sacode a poeira, e ascende ao topo. Remando volta a volta, ultrapassando ora um, ora outro, até sacramentar o posto, na volta 27, onde Ranieri e Figueira, disputam roda com roda, a liderança da prova. Rodrigo Figueira (Ferrari virtual) não sustenta por muito tempo o ímpeto de Ranieri, perde o posto para o piloto que renasce das cinzas. O sétimo triunfo do ano lhe rendeu um total de 260 pontos.
MICROFONE ABERTO
“Dei uma de Figueira, que na corrida passada (Spa), saiu, rodou, bateu, foi para os boxes e, no final, ganhou a corrida. Hoje eu encarnei a Fênix”.
Vinicius Ranieri
FELIZ ANIVERSÁRIO: ENVELHEÇO NO AV
O que dizer do P2 da prova, o aniversariante da semana que antecedeu Monza: Sandro Nocera (Toyota virtual). Na primeira parte da corrida, antes da bandeira vermelha, Nocera havia largado em quarto lugar no grid. Logo após o episódio envolvendo Fungaro (Ferrari virtual), onde alguns pilotos param nos boxes, o piloto aproveita a oportunidade de ir ao topo do pelotão, ficando por lá por quase 20 voltas, criou raízes. O P2 da noite foi quem mais ficou no topo, segurou a vibe impetuosa de Francisco Alves (Alfa Romeo virtual) por exemplo, volta 6/33. Uma das melhores performances de Nocera, haja vista que o piloto terminou a prova em terceiro lugar no fim da race, sendo alçado à P2 devido a uma Punição aplicada em Rodrigo Figueira. O piloto flertou com as chances claras de ser o homem mais alto do podium, talvez a parada tardia o separou do líder. O piloto soma agora 121 pontos, se aproximando cada vez mais de Israel Silva (McLaren virtual).
CONCORRENTE DIRETO
“Dois grids”, duas corridas, uma bandeira amarela, uma bandeira vermelha, regado a safety car. Esse é o cenário da corrida de Rodrigo Figueira (Ferrari virtual), onde o pole position puxa o pelotão, mas não sustenta a liderança, cai para segundo colocado, já na primeira variante. Após a bandeira amarela, o piloto faz a sua parada nos boxes, volta com compostos duros para a prova, na sétima casa. A corrida é interrompida novamente (bandeira vermelha). Na segunda parte da corrida, Figueira larga em sétimo, ganha posições, e assume a ponta por algumas voltas, no momento em que Francisco Alves (Alfa Romeu virtual) sofre um revés e Sandro Nocera (Toyota virtual) vai para os boxes. Dominou a prova com chances claras de vitória, largou de compostos médios, fez a sua parada, volta de pneus brancos, porém, quando o concorrente que figurou em seu retrovisor foi Ranieri, suas chances derretem. Protagonizou um dos melhores embates da prova, ficando roda com roda em uma disputa frenética pela liderança 27/33. O concorrente direto não vendeu o posto barato, quando teve chances de reverter, cometeu um pequeno erro, perdendo contato com o líder. De pole position, líder e possível vencedor, à P3, devido aos cortes sem anestesia do pós quadriculada. O piloto soma agora 212 pontos na competição e, de lambuja, crava a volta mais rápida: 1:20.534
PIERRE PLUS 4X4
O canadense Jean Pierre, piloto da Renault virtual, teve uma atuação acima da média. Pierre havia largado em sétimo lugar do grid. Contudo, após a bandeira amarela 5/43, o piloto assume o terceiro lugar do pelotão. Correndo forte, se mantém no posto, mesmo na segunda parte da corrida. Após o revés de Francisco Alves, Pierre assume o segundo lugar da prova, por poucos segundos. É ultrapassado por Figueira, caindo para o terceiro lugar do pelotão. Perde o posto novamente, agora para Ranieri, onde faz a sua parada obrigatória. Pierre sacramenta o quarto lugar de honra. O piloto soma 36 pontos, à frente de Fungaro (Ferrari virtual) e Abduch (Red Bull virtual).
RECUPERAÇÃO (P5)
Mauro Botosso, piloto da Racing Point virtual foi o P5 da prova, termina a prova em sexto, porém, devido às circunstâncias do pós bandeira quadriculada, tem o seu posto restabelecido. Botosso não perdeu o posto e tampouco o brilho, haja vista que a palavra recuperação tem em sua performance a melhor tradução. O piloto havia largado em nono lugar do grid, sofreu um revés na pista e foi parar no fim do pelotão. Na segunda parte da corrida, Botosso larga em décimo sétimo do grid, revelando através de sua atuação que, treinos e concentração, é condição sine qua non para estar no meio de feras do AV. Botosso soma um total de 31 pontos.
EQUIPE LÍDER (P6)
Israel Silva (McLaren virtual) e Rominho Soares, foram os únicos pilotos a largarem com compostos macios do grid. Silva largou em terceiro lugar, neste primeiro momento da corrida, esteve firme e bem próximo de Figueira. Já na segunda parte da corrida, após bandeira vermelha, o piloto larga em oitavo. Silva flertou em vários setores do pelotão da frente. Ora em quinto, ora em décimo. Seus momentos com Adriano Ribeiro (Toyota virtual) trouxe um pouco de emoção para a corrida. Onde ocorre o episódio do toque traseiro na Toyota de Ribeiro, causando a batida que leva os dois pilotos aos boxes. Com essa corrida, o piloto fortalece o estandarte da McLaren virtual. Afinal, mesmo largando de macio e seu companheiro de equipe (Ranieri) de compostos médios, a melhor equipe demonstra sinergia até quando diverge. O piloto soma um total de 132 pontos na competição.
CARREIRA SOLO (P7)
Igor César, piloto da Mercedes virtual é o P7 desta prova cheia de altos e baixos. César havia largado em em sexto lugar do grid. Já na segunda parte o piloto larga em quarto lugar. Em sua carreira solo, de compostos médios, o piloto flertava tanto na parte de cima (P4), como na parte de trás (P15). Na segunda parte da corrida, César chega a bater sozinho, perde asa dianteira, sofre queda livre. Ganha posições e sacramenta o sétimo lugar da prova. O piloto soma um total de 68 pontos na competição.
A propósito, seu companheiro de equipe (Wesley Rocha), voltaria a atuar neste último “stint” da temporada? AV(er).
ADRIANO RIBEIRO (P8)
O P8 da prova foi Adriano Ribeiro, piloto da Toyota virtual, com um performance um pouco aquém das últimas corridas. O piloto havia largado em décimo primeiro lugar do grid. Na segunda parte, Ribeiro largou em quinto, mas não foi feliz em sua empreitada, sobretudo, no que toca seus embates com Israel Silva. Onde é tocado por Silva, causando assim uma batida que leva ambos aos boxes. O piloto soma um total de 105 pontos.
MÁRCIO ABDUCH (P9)
O experiente piloto da Red Bull virtual largou em décimo segundo lugar no grid, após a bandeira vermelha, Abduch larga em nono. O piloto flertou em vários setores do pelotão, seu melhor posto foi um quinto lugar, onde fica por alguns giros. Chegou a ficar em décimo quarto lugar da corrida, ganha posições e sacramenta o nono lugar. O piloto soma um total de 33 pontos.
RIVALDO BENÍCIO (P10)
O décimo lugar da prova ficou com Rivaldo Benício, piloto da Toro Rosso virtual. Benício largou em décimo quarto lugar do grid. Chegou a ficar em oitavo, assim como em décimo primeiro. Sacramenta o top 10 de uma corrida carregada de riscos e emoções fortes, somando um total de 25 pontos.
DESTAQUE
O destaque desta décima quarta etapa foi o debutante Pedra Júnior (Haas virtual), o piloto largou em décimo oitavo no grid na primeira parte, na segunda parte da corrida, Pedra largou em 14°. Correu firme, tem tudo para achatar a curva de aprendizado. Esteve praticamente em toda a prova, salvo a volta final 32/33 Seja bem vindo “Rocha”! digo, Pedra.
PILOTOS
1-Vinicius Ranieri 260 (7 triunfos)
2-Rodrigo Figueira 212 (4 triunfos)
3-Israel Silva 132 (3 seg. lugar)
4-Sandro Nocera 121 (2 terc. lugar/1 seg.lug)
5-Adriano Ribeiro 105 (3 terc. lugar)
EQUIPES
MCLAREN VIRTUAL 392
FERRARI VIRTUAL 246
TOYOTA VIRTUAL 226
MERCEDES VIRTUAL 155
AUTOMOBILISMO VIRTUAL (AV)
No Grid de largada: 20 monopostos. Na pole position: Figueira. Três abandonos neste 1/4 de prova (Fungaro/Santoro/Rominho). No “segundo grid de largada”, pós bandeira vermelha: 17 carros, um novo “pole position”: Nocera. Contudo, o vencedor da prova não foi nenhum dos ‘poles positions’, vale lembrar que tanto Nocera, quanto Figueira, lideraram no topo por 32 voltas. O vencedor, que havia largado em segundo no grid da primeira parte, foi atingido, sofrendo os danos da colisão traseira, vai para o fim do pelotão. Na largada em movimento, Ranieri estava em um novo desafio: a Fênix renascia na esteira da bandeira vermelha. Em uma race real, o piloto quebraria o pescoço, no virtual: reset mental! Essas são as peculiaridades do AV, mesmo nadando contra a corrente, a conexão, as interrupções, as colisões, a concorrência, o piloto virtual achata a curva “Parabólica” e sintoniza com o topo. A corrida de Vinicius Ranieri é de campeão, porém, também de campeão foi a saga de Figueira, em Spa. Reparem no top-5 a cima: 2 carros a serem batidos; três equipes fortes, um terceiro lugar ameaçado e etc. Essa temporada reúne todas as condições para entrar para a história da RF1 Brasil. Haverá lá na frente apenas um campeão, mas o caminho até lá é pavimentado com muita cautela e tabela de pontos debaixo do braço. A imagem que fica desta corrida é a disputa lado a lado entre o líder e o vice líder, volta 27/33 e, claro, a ultrapassagem roots 15/33 do piloto Fábio Muniz (Haas virtual) pra cima de Francis Harstein (Williams virtual), vide VT.
RF1 Brasil, automobilismo virtual levado a sério
Próxima etapa Singapura. AV(er).
Assista o VT completo da corrida no canal Xtreme Tv